A DRÁSTICA MORTE DOS SETE GATINHOS....
E A SUPERPOPULAÇÃO DOS HUMANOS
Chocante, acabrunhador, terrível !!....
Como compreender que um gato pode, sorrateiro, matar sete indefesos gatinhos, talvez seus próprios filhos ?.... e deixá-los em seu ninho ?
Há uma hora atrás escrevia no artigo “O meu prazer agora” : “A não ser que elas cavem suas próprias sepulturas”. “Elas”, as pessoas, quando me referia que não seria possível as pessoas acharem que “o mundo vai acabar em algumas décadas” e por isso estariam a esbanjar indevidos recursos materiais.
“A não ser que elas cavem suas próprias sepulturas” foi fatídico para a prolífica gata e seus filhotinhos.
Eles ainda estavam quentes, porém inertes sobre seu macio ninho quando eu e a “Mocinha”---a prolífica e jovem gata---chegamos, coincidentemente juntos. Eu costumava colocar a sua ração perto da ninhada. Eram sete....Pescoços rasgados, cabeças amassadas, o sangue vívido e quente ainda escorrendo, brilhante, por entre seus corpinhos mutilados. Que cena indescritível !! Como fotografá-la através de palavras ?.... Minha primeira reação, após o espanto inicial, foi transportá-los para uma superfície onde pudesse realmente fotografá-los. E, pasmo, descontrolado, disparei flashes sobre suas infelizes sinas.
A gata não sabia chorar, não sabia gritar. Sabia lamber. Lamber seus pupilos....Porém lamber era pouco, já que não mais os acariciaria e não os amamentaria com as oito nutrizes tetinhas de seu corpo físico. Eles iriam estar com ela, preservados, aguardando encontrarem-se no céu dos bichos. Minha maldade, ou minha bondade, deixou que ela comesse um deles. Ela encheu o seu estômago mas, ávida, queria mais. Queria guardar consigo os seus sete filhinhos. Queria ressuscitar seus espíritos, incrustando-os no corpo e no espírito dela....
Está agora a meu lado, enquanto escrevo, cheirando aqui e acolá para ver se encontra os outros filhotes. Eu a logrei. Depus os seis restantes em uma sacolinha e intuitivamente salguei-os, dependurando-os no galho de uma baraúna. Eu não queria que a evolução natural ensinasse gatos comerem gatos. Mas o “gato macho”, o matador, deixou os macios e delicados corpinhos, todos lá, no ninho ensangüentado. Não comeu nenhum deles. Como a mãe, não teria ele este direito ? Qual seria a sua função ?....Qual o motivo, para nós humanos, desta barbárie ? Controle natural da população de gatos ? Eliminação de possíveis concorrentes futuros ? Como um humano---forjado em leis, conceitos e regras tendencialmente rígidas no tempo--- deve entender esta lei e outras similares entre os animais ?....Como entendermos, nós, os seres humanos, que culturalmente estamos desenvolvendo características como a compaixão, a bondade, a solidariedade....? Racionalmente, sim, podemos compreender. Porém, nossa formação cultural é tardia para aceitar.
Que estranha e fatídica ressonância é esta, entre os animais e os seres humanos, que leve estes últimos---possivelmente de uma maneira inconsciente---a prepararem sua própria, sutil e capciosa eliminação, ou corte de excedentes, quando, sabedores de sua superpopulação, escolhem caminhos que poderão conduzi-los a graves crises ambientais e sociais ? O artigo anterior “O meu prazer agora” aludia a esta desoladora possibilidade. E se esta tendência---o inconsciente controle da natalidade---revelar-se verdadeira entre os humanos ?....Temos o poder da percepção e da razão. Podemos “remar contra a correnteza !!”
Luiz Antonio V. Spinola, 14 - março – 2008
Primeira publicação : o7 / agosto / 2008 - No grupo Ambiente Social
Segunda : em 11/10/2010 no blog Ambiente Social
Postagem mais recente - neste blog
Todos os artigos - deste blog (procure à direita) Grupo Ambiente Social - participe das discussões - ajude a construir o conhecimento !!
Postagem relevante dos últimos meses - nos blogs e grupos Ambiente
Todos os artigos - deste blog (procure à direita) Grupo Ambiente Social - participe das discussões - ajude a construir o conhecimento !!
Postagem relevante dos últimos meses - nos blogs e grupos Ambiente
Direitos autorais reservados.
Permitida a reprodução apenas em sites ou meios de comunicação sem fins lucrativos, desde que sejam incluídos estes adendos. Para outros, entrar em contato com o autor :
São bem recebidos comentários e/ou sugestões para melhorias e correções no texto e no conteúdo.
CONHEÇA OS GRUPOS-AMBIENTE !!
UMA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES SERÁ IMPLEMENTADA PARA SUBSIDIAR A OFICIALIZAÇÃO DA “ASSOCIAÇÃO INFOERA DE LEITORES E ESCRITORES PARA UM MUNDO MELHOR” E PARA VIABILIZAR A CONCRETIZAÇÃO DE FUTUROS PROJETOS AMBIENTAIS, SOCIAIS E CULTURAIS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE E AJUDE A CONSTRUIR O CONHECIMENTO !!
Ou participe das discussões no grupo Ambiente Social :
http://groups.google.com/group/ambientesocial
OU, NA PESQUISA GOOGLE, DIGITE : GRUPO AMBIENTE SOCIAL