terça-feira, 21 de janeiro de 2014

DOBRAR O NÚMERO DE EMPREGOS NO BRASIL - Regulamentação especial de turnos de 4, 5 e 6 horas - Possível ao longo de algumas décadas se o governo e a sociedade fizerem a sua parte - Compartilhamento das oportunidades de trabalho - Facilidades aos empregadores quando contratam empregados para turnos reduzidos - Geração de renda informal - Maior tempo de portas abertas e máquinas trabalhando para o comércio e a indústria - Redução de encargos, porém maior arrecadação de impostos - Uma proposta sócio-ambiental - Defenda esta ideia !!

PRATICAMENTE DOBRAR O NÚMERO DE EMPREGOS....DE QUE FORMA ?

Defenda esta ideia !!
Com mais tempo, as pessoas poderiam participar
mais de projetos comunitários, que indiretamente lhes
proporcionariam maior renda, além de lhes oferecer
mais cultura, lazer e real qualidade de vida.

Praticamente dobrar o número de empregos no Brasil parece algo fenomenal, especialmente se imaginarmos isso acontecendo de um ano para outro. Mas é possível ao longo de algumas décadas, caso as vontades dos políticos e a popular persistam neste projeto.

A automação : uma das principais causas do desemprego
A constante automação dos processos produtivos, e outros fatores, tem diminuído o número de empregos nas cidades, nos pólos industriais e no campo. Perdem-se empregos para as máquinas. Qual alternativa mais efetiva para compensar este grave problema social gerado pela automação a não ser a criação de políticas que estimulem turnos reduzidos de trabalho ?

A decisão deve vir da VONTADE DA SOCIEDADE
A sociedade tem papel preponderante nesta empreitada conjunta, não apenas como mandante democrática, mas principalmente como facilitadora e estimuladora nas fases de implementação. Isto traduz-se na vontade das pessoas de compartilharem as relativamente poucas oportunidades de trabalho. Relativamente poucas, porque não há políticas públicas de geração de empregos de turnos de 8 horas diárias que possa compensar as perdas provocadas pelo avanço tecnológico do complexo produtivo. Também não seria eticamente justificável a adoção de políticas exacerbadas de programas econômicos sociais que transferem recursos aos desempregados. Mais justo seria o contingente antes desempregado contribuir com sua força de trabalho, através de um número limitado de horas, à somatória do produto econômico do país. Por outro lado, os empregados diminuiriam a sua carga horária diária, com pouca diminuição de salário, ou possivelmente nenhuma.

Campanhas Populares
A sociedade deve promover campanhas que contribuam para aumentos substanciais no número de empregos, tais como "DOE METADE DO SEU TEMPO DE TRABALHO A OUTRO QUE ESTÁ PRECISANDO", ou "VAMOS DIVIDIR O BOLO ENTRE TODOS".

Até que se transforme em leis
Que a vontade política, última instância da vontade popular em um sistema de plena democracia, traduza em leis a regulamentação facilitada de turnos de trabalho de 4, 5 e 6 horas. Incentivos e menores encargos para empregadores que adotarem dois turnos de 5 horas, por exemplo, ao invés de um turno de 8, irão garantir inicialmente o arranque deste belíssimo projeto social, com implicações óbvias na área econômica e até na ambiental, como sugere a proposta original oferecida na Conferência Virtual Nacional do Meio Ambiente em 2013.
Nem todos os setores do comércio e da indústria poderão adotar de imediato as mudanças trazidas por esta nova estrutura social de produção, mas a grande maioria, sim, além dos setores públicos, em seus níveis municipal, estadual e federal, que devem preceder os outros na implementação. Milhares de novos empregos surgirão com o passar dos anos, decorrentes unicamente da ampliação do tempo de produção, comércio e consumo.

Dificuldades serão superadas
Há inúmeras implicações e dificuldades para a implementação desta política, porém profissionais especializados, órgãos relacionados e gestores encontrarão soluções. À sociedade cabe, tão somente, acatar as medidas necessárias, sabedora do ganho econômico advindo e da maior justiça social conquistada.

21/jan/2013 - Luiz A. V. Spinola

Defenda esta ideia !!

Eis a proposta original, que tentou provar a íntima relação com a questão ambiental, porém de caráter essencialmente social :

"Que o governo facilite aos empregadores (com menores encargos, por ex.) a contratação de empregados em turnos de 4, 5 e 6 horas, e implemente uma campanha para conscientizar a população da necessidade ambiental e social da divisão das oportunidades de trabalho. O governo arrecadaria mais impostos. A indústria teria suas máquinas funcionando por mais tempo, principalmente as de produtos e bens essenciais, e o comércio teria suas portas abertas por mais horas. O número de empregos praticamente dobraria. As pessoas iriam produzir artesanalmente muitos produtos e alimentos, tanto individualmente, como coletivamente - e , portanto, reduziriam a produção de resíduos sólidos - , complementariam suas rendas com atividades econômicas informais e ainda aumentariam a sua qualidade de vida permanecendo mais em suas casas, dedicando mais tempo ao convívio familiar, ao lazer e à cultura. Todos ganham, principalmente o meio ambiente !!"
No site do E-Democracia - Conferência Virtual Nacional do Meio Ambiente / 2013


Enriqueça esta ideia com a suas sugestões. Comente !!


DA PROPOSTA ORIGINAL

Antes de continuar, vamos fazer uma pequena digressão, lembrando que esta ação/projeto seria mais relevante na área social e econômica, com inúmeras condicionantes e consequências, pois dobrar o número de empregos em uma nação é algo fenomenal, implicando em tantas alterações e dificuldades de implementação, que seria impensável realizar-se tal intento em menos de uma década. No entanto, bem poderia ser uma estratégia, em primeiro lugar da sociedade e, em segundo, de um governo que, inteligentemente, e defendendo os interesses do povo, prolongaria este projeto por mais décadas, caso se fizesse necessário.


MAIOR NÚMERO DE EMPREGOS E OS RESÍDUOS SÓLIDOS
Vamos ver, agora, e em exercício de cogitação, se existirem o dobro de empregos em relação ao número atual, a geração de resíduos sólidos e o desperdício iriam realmente diminuir significativamente, digamos, pelo menos 20% (mas creio que será bem mais) 

O que ganharia o trabalhador
Se um trabalhador que sai de sua casa às 7 horas e permanece o dia todo por conta de um emprego, retornando às 19, prefere deixar de ganhar 1000 reais e em troca ganhar 800 e chegar em sua casa às 14 horas (perdeu 200 reais e ganhou 5 horas), então temos que também ganharia :
- Ele vai fazer muitos consertos e melhorias em sua casa sem ter que pagar um profissional autônomo, mantendo a sua unidade familiar sem desperdícios de materiais e também de energias.
- Ele vai continuar a fabricar algo que a sua esposa estava fabricando no período da manhã, ou então vai vender o que ela produziu.
- Ele vai plantar a horta da família e vão economizar muito com verduras e legumes.
- Os filhos serão mais sadios, bem comportados e produtivos nos estudos porque estavam pela manhã com a mãe e, à tarde, com o pai.
- Ele vai fazer artesanalmente muitos objetos e utensílios, que não vão precisar comprar.
- Ele vai, opcionalmente, dedicar algumas horas de trabalho em uma cooperativa ou sistema informal de produção coletiva.
Além de :
- Terá mais tempo para a cultura, o lazer e a companhia da esposa e dos filhos.

O que ganharia o governo em relação às famílias terem melhor qualidade de vida
- O governo local/estadual e federal ganham com a diminuição de investimentos e manutenção de creches e na economia com o sistema de saúde pública, pois famílias, assim, bem melhor estruturadas, alimentadas e felizes, serão mais saudáveis e terão menos doenças.

Menor custo do transporte
- O custo de transporte, que antes supria 4 viagens para uma produção não tão produtiva de 8 horas de trabalho, será o mesmo para uma produção de 10 horas de trabalho mais eficiente (porque ele que compartilhou sua oportunidade de emprego, e o outro que recebeu, vão ao trabalho mais descansados)
Há mais vantagens para o poder público....

Renda informal e diminuição na produção e no desperdício de resíduos sólidos
Pois bem : Em quase todas as vantagens que este hipotético trabalhador recebeu acima, há diminuição na produção e no desperdício de resíduos sólidos :
- Se ele faz parte dos consertos necessários em sua casa, carro e utilitários domiciliares, com certeza telefonemas e transportes serão desnecessários, além de sobras serem melhor reaproveitadas. Todas as atividades humanas geram resíduos, mesmo que líquidos ou gasosos.
- Se ele fará parte de um enorme contingente de auto-produção, que prescinde da indústria centralizada, de transportes e de comércio, com clareza vemos a grande diminuição na produção de resíduos sólidos (e líquidos, e gasosos, também !!)
- Se ele planta a horta da família, utilizará 100% dos resíduos sólidos orgânicos da cozinha para a produção de composto. Futuramente, quando métodos de coleta e fermentação da urina humana forem desenvolvidos (principalmente em relação à eliminação do cheiro), esta família direcionará este resíduo líquido para o ciclo sustentável interno de nutrientes, com grande economia de água, inclusive. Métodos mais aperfeiçoados de compostagem das fezes humanas podem entrar em projetos futuros. Milhares e milhares de sacolinhas para acondicionamento de verduras e legumes não precisarão ser produzidas, além da grande economia de energia da geladeira.
- Se os filhos forem mais felizes, porque receberão mais atenção dos pais e etc...., podem ter certeza, diminuirão a sua natural tendência ao consumismo, decaindo sensivelmente o consumo de produtos e alimentos geradores de resíduos sólidos. Idem, para os pais.
- Há centenas de itens "faça você mesmo". Se ele fizer alguns deles, principalmente reaproveitando materiais que seriam resíduos sólidos destinados à reciclagem, então percebam como muitos itens fabricados pelas indústrias não precisarão ser fabricados, transportados e comercializados, em todas estas fases produzindo resíduos sólidos, e quantos resíduos sólidos seriam aproveitados antes de irem para a reciclagem.
Esta ideia também inspirou a criação do Ambiente "Faça Você Mesmo" - blog, com sua primeira postagem : COMO CONSTRUIR UMA CHOCADEIRA SIMPLES

Já há uma relativa conscientização ambiental sobre todas estas questões. Por exemplo : aconselha-se a fazer o próprio suco de frutas, mas como as pessoas não tem tempo, pois vivem em correrias desnecessárias, acabam comprando sucos ou refrigerantes, todos produtos geradores de resíduos sólidos. Da mesma forma, existem muitos outros exemplos nos quais as pessoas gastam com industrializados porque não tem tempo para fazerem, elas mesmas, em suas casas. Quando as pessoas dedicarem mais tempo para si mesmas e para a família, terão também tempo para centenas de ações que não geram resíduos e que são plenamente sustentáveis !!

Se pude detalhar, assim, a ideia de praticamente dobrar o número de empregos e fazer a sua relação com a diminuição dos resíduos sólidos produzidos e desperdiçados, então muitos outros detalhamentos vocês, a sociedade e os legisladores ainda farão, bem como argumentos contestativos, para os quais estamos abertos.

Logicamente, tal empreitada por parte da própria sociedade e dos governos, em todos os seus níveis, exigirá uma enorme transformação cultural e de valores comportamentais. Esta ética precisa ser construída na educação. Por este motivo, certamente demorará. Porém, se é algo fantástico, nunca é tarde para se começar !!

Que nos digam "amém" os ambientalistas, os economistas, os educadores e os cientistas sociais !!


Defenda esta ideia !!


Enriqueça esta ideia com a suas sugestões. Comente !!



Grupo-Ambiente relacionado :
Visite e participe com sua conta do Google !!   






HALL DE ENTRADA DOS GRUPOS-AMBIENTE - PARTICIPE !! 
Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos
do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso
de pesquisadores


HALL DE ENTRADA DOS BLOGS-AMBIENTE  - VISITE e COMENTE !!
Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !! 


LISTA ATUALIZADA DOS GRUPOS E BLOGS-AMBIENTE
Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !!


AMBIENTE PREVISÕES SOL-TERRA
Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos
e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!


CONTRIBUIÇÕES TRANSPARENTES
Participe nos Blogs e Grupos-Ambiente colaborando financeiramente com
seus colaboradores e projetos. Desta forma você também ajuda a
CONSTRUIR UMA NOVA HUMANIDADE !!


Contato
Email, endereço, telefones atualizados 

Para participar deste grupo ou visualizar os últimos tópicos, dê um clique na seta acima e à esquerda

==================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário


COMENTE E AJUDE A CONSTRUIR O CONHECIMENTO !!

Ou participe das discussões no grupo Ambiente Social :
http://groups.google.com/group/ambientesocial
OU, NA PESQUISA GOOGLE, DIGITE : GRUPO AMBIENTE SOCIAL