terça-feira, 4 de junho de 2013

OS DIREITOS DOS ÍNDIOS - TRÁGICA, ARBITRÁRIA E INJUSTA REINTEGRAÇÃO DE POSSE SOBRE OS ÍNDIOS TERENA QUE OCUPARAM TERRAS QUE JÁ LHES PERTENCIAM - Em 2010, a Justiça Federal decretou legítima a posse dos índios, mas em 2012 voltou atrás e ficou do lado dos latifundiários - Triste realidade dos brasileiros que, depois de quinhentos anos ainda se apropriam dos últimos resquícios das terras dos indígenas e lamentavelmente ainda os matam - Antigamente, quando haviam massacres de índios, certamente diziam que estavam cumprindo ordens


Os poderes dominantes dão terras aos industriários
e aos fazendeiros e negam a seus legítimos
guardiães : os índios e as famílias dos sem-terra.
Tudo em nome do "crescimento econômico".
Quando há uma arbitrária e injusta reintegração
de posse que provoca prejuízos ou mortes aos
ocupantes, sempre dizem a mesma coisa "vamos
apurar os fatos e tomar as medidas cabíveis". Então,
saem da história como se tivessem defendido a
justiça. 
Em 02/06/2013 :

Paulo Mancini encaminha....

Caras(os) Colegas
Não consegui deixar de compartilhar com vocês as desalentadoras palavras de nosso mestre Jânio de Freitas, articulista da Folha de São Paulo, publicada ontem(01/06) em sua coluna dominical, sobre a reintegração de posse da Fazenda Buritis, que resultou na morte de um indígena. Que angustia que sinto com nossa impotência histórica e factual, agora. Será que não podemos fazer nada? Deputado Federal Newton Lima, tem algo que podemos fazer? Senador Eduardo Suplicy?... Tanto quanto na época da ditadura, é difícil ver a 'festa continuar' e estas atrocidades também continuarem.... Desculpem o desabafo, leiam abaixo, é curtinho.
"A facilidade com que ainda se massacram os direitos e as vidas dos índios é uma homenagem que o Brasil presta ao seu passado genocida.
Nisso o Judiciário não tem as mãos menos sujas de sangue do que os portadores das armas assassinas. As liminares e outros volteios judiciais que facilitam a usurpação de terras reconhecidamente indígenas, como se dá agora com a área Buriti, em Mato Grosso do Sul, são uma via direta para a miséria e a morte das populações indígenas" 
Jânio de Freitas, articulista da Folha de São Paulo



As injustas e arbitrárias reintegrações de posse e os direitos dos indígenas

Por Luiz A. V. Spinola


Difícil de acreditar, Paulo, que até hoje os poderes dominantes roubam as terras dos índios e ainda se dizem cumpridores das leis. Se estas leis, legislativas e jurídicas, realmente são justas, então estamos equivocados com nossa indignação. Porém, e certamente, se forem desonestas e injustas, estão eles (pretenso proprietário, governo e juízes) perpetrando barbaridades imperdoáveis. 

Na hipótese(creio pouco provável) do julgamento final do TSJ - Tribunal Superior de Justiça, em 2012, ter sido legítima, questiona-se se foram conferidas reconhecidas e compensadoras indenizações aos índios, além de terras em outros locais. Não sei se isto aconteceu, mas como sempre, não o fazem a legítimos ocupantes de terras.


Na hipótese do julgamento do TSJ ter sido injusto(o mais provável), o povo brasileiro deve se indignar e lançar campanhas para a moralização das instituições. Não se concebe, em tempos de mudanças aceleradas e profundas nas relações sociais e nos direitos humanos (a não ser que para eles os índios ainda não foram considerados humanos), persistem atos de exploração e apropriação acobertados pelos poderes públicos. Veja mais em PODERES DOMINANTES....

São Carlos - 04/junho/2013

Por favor, se você ou sua instituição copiar este texto e divulgar, inclua o link da fonte.

Observe como a Globo, mascarando-se na desculpa de apenas relatar os fatos, deprecia a imagem dos índios, citando várias vezes que seus repórteres foram prejudicados. Ela omite de comentar qualquer direito dos índios.


 


HALL DE ENTRADA DOS GRUPOS-AMBIENTE - PARTICIPE !!
http://ambienteinfoera.blogspot.com/2010/10/hall-de-entrada-dos-grupos-ambiente-em_16.html
Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso de pesquisadores


HALL DE ENTRADA DOS BLOGS-AMBIENTE  - VISITE e COMENTE !!
http://ambienteinfoera.blogspot.com/2010/10/hall-de-entrada-dos-blogs-ambiente.html
Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !!


LISTA ATUALIZADA DOS GRUPOS E BLOGS-AMBIENTE
http://ambienteinfoera.blogspot.com/2010/10/lista-atualizada-dos-grupos-ambiente-em.html
Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !,


AMBIENTE PREVISÕES SOL-TERRA
http://ambienteprevisoes.blogspot.com
Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!


CONTRIBUIÇÕES TRANSPARENTES
http://ambienteinfoera.blogspot.com/2010/10/pagina-de-contribuicoes-transparentes.html
Participe nos Blogs e Grupos-Ambiente colaborando financeiramente com seus colaboradores e projetos.
Desta forma você também ajuda a CONSTRUIR UMA NOVA HUMANIDADE !!


Contato
http://ambienteinfoera.blogspot.com/2011/10/contato-como-se-comunicar-com-os.html
Email, endereço, telefones atualizados 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


COMENTE E AJUDE A CONSTRUIR O CONHECIMENTO !!

Ou participe das discussões no grupo Ambiente Social :
http://groups.google.com/group/ambientesocial
OU, NA PESQUISA GOOGLE, DIGITE : GRUPO AMBIENTE SOCIAL