quinta-feira, 2 de maio de 2013

POR UMA NOVA HUMANIDADE - A crescente agregação dos grupos humanos - Tribos, cidades-estado, nações, blocos de nações e agora a internacionalidade, ou globalização ? - Um Governo Mundial para governar governos de nações ou devemos caminhar para a Anarquia Mundial - O sistema anárquico "- sem governo -" pressupõe indivíduos e grupos com consciência planetária e livre - Este ápice de desenvolvimento humano já é possível ?

A dinâmica da vida na natureza, em movimentações
de aparentes caos, produz ordem, diversidade e beleza.
Os governos humanos servem para que indivíduos e
classes explorem-se mutuamente ?.... Não deveríamos
imitar a natureza e, conscientemente, abandonarmos
os governos criados para sermos mais livres em nossas
individualidades, a fim de que a ordem e a beleza
aflorem, possíveis e permanentemente?....
Por uma Nova Humanidade

PRIMEIRA MENSAGEM AO
GRUPO AMBIENTE GLOBAL

Texto complementar a este :
Globalização, Ontem e Hoje
Análise histórico-geográfica

A crescente agregação social

A civilização passou por vários estágios de desenvolvimento social. Famílias, tribos, clãs, nações, grupos de nações, e agora dirige-se à internacionalidade, ou à “aldeia global”. O que marcou a transição de um estágio para outro foi sempre a intensificação dos problemas entre as unidades. Assim, as unidades tribais, quando experimentavam um excesso de problemas entre si, reuniam-se estrategicamente em um clã. Adiante, com a evolução das relações sociais, das invenções e dos consequentes problemas, os vários clãs de uma região agregavam-se em uma nação. Assim muitas delas surgiram e se aperfeiçoaram em seus vários aspectos, cada uma mantendo sua identidade e suas características culturais.

Problemas e Invenções : dois motivos
Nos dias de hoje os problemas entre as nações se avolumam, e não se vê outra alternativa senão a união das nações do planeta em torno de uma única agregação. Este processo, como vimos, desde os tempos mais remotos, mostra-se ser comprovado e decisivo. Um maior nível de associação para a solução de problemas é claramente uma característica das relações sociais humanas.( e entre animais, plantas e micróbios também!) Sob uma outra perspectiva, pode-se defender que um outro elemento antecede os problemas e que, portanto, seria a verdadeira causa das agregações tendencialmente mais abrangentes : A contínua evolução científica e tecnológica. Sob este enfoque, esta afirmação não deixa de ser verdade.

Necessidades de defesa também
Os problemas acontecem, em grande parte, devido a inadequação social de uma unidade (um clã, uma nação, etc.) em harmonizar-se com o advento de novas invenções e recursos tecnológicos, e seus consequentes requerimentos. Ainda sob uma terceira perspectiva, poder-se-ia afirmar que as unidades de agregação se unem e transitam para um nível mais abrangente, movidas pela necessidade de se defenderem de líderes, organizações ou nações que avançam em seus desígnios de apropriação e imperialismo. A história é repleta destes exemplos, e comprova esta asserção. Famílias aproveitam-se dos recursos de outras famílias. Tribos e clãs se degladiam para tomarem mulheres, víveres e terras uns dos outros. Nações beligerantes e dominadoras expropriam outras e as submetem a seus jugos. Além de tendências imperialistas de alguns povos e nações da atual humanidade, uma peculiar unidade de agregação tenta emergir-se impositivamente no centro desta fase de transição : as corporações que representam os poderes econômico, classista ou ideológico.

Nos dias de hoje : União ou Desagregação ?
Nos dias de hoje, as nações e os blocos de nações teriam que se unir para enfrentarem os problemas econômicos, sociais e ambientais existentes entre as mesmas? Ou adotariam uma nova ordem mundial como necessidade imperiosa de se adequarem à intensa evolução científica e tecnológica dos últimos 170 anos? Ou, finalmente, iriam criar organismos internacionais soberanos para se protegerem do instinto ganancioso de apropriação e domínio que modernamente se manifesta em organizações econômicas expansionistas, em organizações ideológicas totalitárias, em classes sociais privilegiadas e no seio, mesmo, de algumas grandes nações?
E este governo mundial, para o qual todos os argumentos acima sinalizam, não seria a mais poderosa arma de controle para que classes mais ricas continuem explorando classes inferiores, como evidenciam as consequências da recente "globalização" ?....

Sem governos
Há uma tendência ao anarquismo (sem governo) mundial : a derrubada das barreiras, por um lado e a auto-determinação de indivíduos e grupos sociais : a civilização encontraria solução a seus problemas imitando a natureza, onde impera o aparente caos e a isenção de governos ?....Indivíduos livres e conscientes planetariamente não necessitariam de organizações para controlá-los. Quando chegaremos a este máximo grau ?....

Questionamentos e propostas
Um leque de conclusões e questionamentos surgem após tantas cogitações... Tentemos aclarar o futuro que nos espera. Envie suas opiniões sobre este assunto para o “Grupo Ambiente Global”, e compartilhe conhecimentos. Se queremos um mundo melhor, ou que possa ser salvo, temos de nos unir! *Um governo mundial. *Uma moeda internacional *Uma língua imparcial e adequada para unir os povos. *Um tribunal universal. Estes e outros princípios são a solução para os graves problemas da atual humanidade? Utopia ou necessidade...?
Ou devemos transcender esta fase e criar, de imediato, a Anarquia Mundial ?

Emita a sua opinião, comente abaixo ou envie postagem sobre este assunto para :

“VOCÊ QUER PLANTAR ÁRVORES TODOS OS DIAS...? FAÇA MAIS ATIVIDADES E EXERCÍCIOS FÍSICOS. QUANDO O CORPO SUA, ELE PEDE A INGESTÃO DE FRUTAS ÁCIDAS OU SEMI-ÁCIDAS. ESCOLHA AS QUE VENHAM DE ÁRVORES...MUITAS ÁRVORES !!!”

Luiz A V Spinola, março/2007.
Publicado novamente neste blog em 02/05/2013 com poucas melhorias
E com acréscimo de : (em jan/2014):
Texto complementar a este :
Análise histórico-geográfica


Outros grupos relacionados : Ambiente Social     -    Ambiente Ético


Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso de pesquisadores
OU PESQUISE : "O SOL DA INFOERA"


Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !! 


Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !!
OU DIGITE ESTES TERMOS NA PESQUISA GOOGLE


Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!
OU NA PESQUISA GOOGLE, DIGITE : PREVISÕES SOL-TERRA 


Endereço e telefones atualizados
OU NA PESQUISA GOOGLE, DIGITE : CONTATO GRUPOS-AMBIENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário


COMENTE E AJUDE A CONSTRUIR O CONHECIMENTO !!

Ou participe das discussões no grupo Ambiente Social :
http://groups.google.com/group/ambientesocial
OU, NA PESQUISA GOOGLE, DIGITE : GRUPO AMBIENTE SOCIAL