terça-feira, 11 de outubro de 2016

OCUPAÇÃO DOS SEM-TERRA EM ITIRAPINA-SP - Forçada e enganosa reintegração de posse - Mentiras a respeito das famílias - Acampamento 3 de Setembro - Preconceitos contra os sem-terra - Argumentos infundados de ambientalistas - Meio Ambiente - Agrofloresta _ Agricultura Orgânica - Comentários


OCUPAÇÃO DOS SEM-TERRA EM ITIRAPINA-SP - Forçada e enganosa reintegração de posse - Mentiras a respeito das famílias

Na forma de comentários....
Qualquer construção humana deve ser respeitada pelos
agentes do Poder Judiciário.



E gostaria, também, de acrescentar que sou um apoiador que presenciou o dia da reintegração, das 5 da madrugada até às 19 hs. O comandante reuniu-se com os coordenadores do acampamento às 8 e prometeu que tudo seria feito sem a interferência da polícia. Porém, meia hora depois das famílias iniciarem o desmonte de suas barracas, centenas de homens da tropa de choque, cavalaria, helicópteros e policiais truculentos iniciaram a operação de intimidação e apressamento das famílias. Quando um trator que estava próximo do local onde eu estava deixou de derrubar a estrutura de alguns barracos, o pânico já havia se instalado nas pessoas, quando começaram a tirar fotos, filmar e gravar comentários indignados de que foram tapeados pelo comandante da operação. Eles devem ter percebido e pararam com a truculência após mais uma hora.
A segunda falsificação por parte da polícia e seus mandatários, foi após a saída dos mais de 400 carros, camionetas, caminhões e ônibus : em vez de nos conduzirem para o local combinado, muito perto de Itirapina, a apenas 8 km dali, nos levaram para uma estrada de terra na direção de Rio Claro, desmembrando o cortejo em muitos grupos, que se perderam e tiveram problemas mecânicos e falta de combustível em aproximadamente 40 km. O último grupo conseguiu retornar ao local do novo acampamento às 21 hs : encostado em Itirapina, em terra da União, atrás do presídio. Foi uma armadilha arquitetada pelos nossos opositores, muito provavelmente o prefeito de Itirapina, o estado de São Paulo e a polícia, não me cabendo julgar em qual grau de participação ou má consciência.
A clara intenção era minguar o plano de ocupação da segunda área, mas não conseguiram, felizmente !!
Já consultei advogados e sugiro que nas próximas reintegrações requeiramos o nosso direito de sair por conta própria, sem a imposição de policiais e da ajuda de transportes, ou seja, que estejamos no comando da operação e do trajeto, e que a polícia colabore apenas na ordem do trânsito. Como não houve resistência, foi ilegal a intimidação que perpetraram e o logro na condução do destino.

Comentado em : 
http://esquerdaonline.com.br/2016/10/07/apos-reintegracao-de-posse-em-itirapina-a-luta-segue/


AGROFLORESTA - AGRO-SILVO-CULTURA - AGRICULTURA SINTRÓPICA
Estamos dando inicio um um ousado plano de assentamento agroflorestal, reconhecido pelo Incra, através da educação das famílias em agricultura orgânica e agrofloresta. A proposta é que plantemos árvores produtivas em grande parte da área que nos couber, desta forma preservaremos muito mais o meio ambiente do que a monocultura pinus e eucalipto, pela maior absorção de gás carbônico e maior infiltração de água das chuvas nos lençóis freáticos. Também a biodiversidade seria incrementada, além de consequências positivas óbvias na economia da cidade de Itirapina e na região.

PERSEGUIÇÃO
Luiz Antonio Vieira Spinola ·
Também as rádios e outros meios de comunicação de São Carlos estão lamentavelmente reproduzindo (até 26 de setembro, e esperemos que não mais posteriormente) este "complô" contra aqueles que trabalham pelo reconhecimento de um dos mais importantes direitos humanos, o direito à terra. Divulgam, sem bases científicas, que São Carlos perderia 25% de sua capacidade de captação de água. Isto não é verdade, inclusive pelo fato do SAAE não bombear água do Broa. Além disso, está sendo iniciado com as famílias um projeto de educação em agricultura orgânica, e principalmente em agrofloresta, com o objet...Ver mais
Flavio Lima ·
Primeiro vocês jogam toneladas de gás carbônico na atmosfera queimando a vegetação depois desmatam e quem sabe em cerca de cinco anos tenha algumas árvores de ao menos 2 metros de altura. Isso mesmo estão no caminho certo.
Curtir · Responder · 2 · 29 de setembro de 2016 19:07
Luiz Antonio Vieira Spinola ·
Flavio Lima , Quem ateou fogo foram grupos extremados de direita que querem nos incriminar
Curtir · Responder · 30 de setembro de 2016 15:08


O PINUS DEGRADA
Luiz Antonio Vieira Spinola ·
Completando : hoje confirmei via internet que o pinus tem raiz pivotante(na vertical). Isso, segundo os especialistas, faz a árvore absorver mais da água da chuva que se infiltrou mais profundamente. Por este motivo, e por sua fisiologia, o pinus e o eucaliptus, absorvem mais água, em média, que a maioria das outras árvores. Isso não é bom para o reabastecimento do Aquífero Guarani.
Também confirmei a suspeita que esta gigantesca monocultura bem perto do lago do Broa PODE ajudar na contaminação, pois a resina do pinus tem compostos tóxicos, são os ácidos resínicos. Não estou afirmando : há que se fazer averiguações científicas, mas segundo um estudo publicado na internet, e muito provável e diz que no exterior há leis que protegem as imediações de indústrias que processam a resina do pinus (digitar no Google : toxidade do pinus.
Curtir · Responder · 30 de setembro de 2016 16:33
Elisana Camila ·
1° o local ocupado trata-se um local de proteção ambiental.
2° não tem dinheiro pra comprar um caixão mas para compra de carros tem ? Por que não usar o dinheiro que foi gasto no carro para dar de entrada numa casa ou pagar um aluguel e ir atrás de emprego como todos nós?
3 ° não sei onde essa invasão nos trará benefícios uma vez que apenas o que vejo quando olho na direção do horto florestal é a fumaça causada pelas queimadas.

Esse local invadido ainda é lar de muitos animais que estão sofrendo consequências com seus atos. Vejo por parte de vocês muitas palavras que podem emocionar e convencer, mas são palavras vazias uma vez que nunca vieram a pedir a opinião do povo itirapinense ou procuraram saber o que realmente representa aquele local para nossa população.
Não há complô algum, não estamos tentando prejudica-los com "tramóias" apenas estamos exigindo o que é de direito NOSSO e de NOSSAS FAMÍLIAS. Estamos lutando por NOSSA CIDADE e por justiça.
Luiz Antonio Vieira Spinola ·
Elisana !!....Percebe-se por sua defesa que é pessoa do bem !!....Então vamos nos entender !!....
1- Toda superfície do planeta deve ser considerada de proteção ambiental e a área onde estamos e requisitamos para que as famílias sejam assentadas é de manejo sustentável e pode, sim, existir ali um assentamento agroflorestal. Iria continuar a mesma função da floresta atual de pinus, com mais vantagens para o meio ambiente e os bichos (maior biodiversidade). A troca seria feita em muitos anos, aos poucos, tirando o pinus à medida que plantamos em orgânica, agrofloresta e agro-silvo-cultura.
2- Caixão....é força de expressão (a não ser que seja um caixão dos mais caros !!). Quanto a carro, hoje falei na Clube que todos tem direito a um carro e que a maioria de nós tem carros abaixo de 10 mil reais. Também temos casas (muitos, não) que valem entre 1 mil a no máximo 100 mil. Mesmo alguns poucos que tem esse patrimônio, como iriam comprar um sitio que custaria muito mais....(pergunta). Eis o motivo da reforma agrária. Nós buscamos o direito à terra. Não somos sem teto, mas os apoiamos também.
Quanto a irmos atrás de emprego : todos trabalham em outras profissões, apenas para subsistir, mas na área do nosso maior desejo de trabalhar, não há empregos. Por esta razão gostamos da terra e podemos ser úteis e produtivos à sociedade se estivermos estabelecidos na terra.
Pouquíssimos entre nós não trabalham. Nós os amparamos porque estão excluídos pela sociedade, mas são nossos irmãos....inclusive, seus. Você cortaria um dedo um uma mão para ser jogado fora só porque está começando a gangrenar ....(pergunta). Certamente que não. Então, vamos assumir a todos como partes de um grande corpo da sociedade humana. São palavras bonitas, plenas de significados e verdades, e são para convencer, mesmo, como vc mesma disse !!....Vem com a gente também !!
3- Quanto à queimada, muitas vezes já declaramos que não faríamos algo contra nós mesmos. Então a conclusão lógica é que, certamente, foram nossos inimigos que atearam o fogo. As fotos postadas foram também falsas, como já provado. O fogo não foi agressivo, e sim, capcioso, aos poucos, por baixo da serrapilheira úmida do pinus, fazendo muita fumaça e pouca chama. Certamente alguns animaizinhos e insetos foram mortos, mas a culpa não foi nossa. Além disso a área queimada não chega a 1% do total. Muitos barracos de famílias foram queimados e pessoas se feriram tentando apagar o fogo.
4-Somos amigos das famílias de Itirapina e do Broa, e estamos com uma bandeira branca buscando a paz e pedindo que se desarmem. Sabemos que a fonte das intrigas e mentiras não provem do povo do Broa e de Itirapina. Eles apenas estão influenciados. Hoje mesmo declarei na Clube que a maioria das famílias de Itirapina e do Broa tem similaridade com o nosso perfil, pois gostam da tranquilidade de uma cidade pequena, do campo, da natureza e obviamente do meio ambiente. Somos iguais nisso : Muitos de nós tem amigos na cidade e no Broa, pois gostam das mesmas coisas. Vamos nos entender, tenho certeza !!
Quanto a sermos úteis e amigos dos itirapinenses, fica tranquila : o prefeito conseguirá, ao longo do tempo - mesmo porque um assentamento demoraria - recursos para reestruturar todos os serviços públicos da cidade. E isso seria ótimo para todos. Também o comércio seria dinamizado e novos impostos entrariam para os cofres da prefeitura. Já estamos fazendo pequenas compras aí, e a prefeitura já está recebendo no mínimo, creio, uns 200 reais por dia no pedágio (6 mil por mês).
5- Mais à frente, no futuro, as propriedades de produção orgânica e agroflorestal somar-se-ão, certamente, ao grande potencial de turismo rural e ecológico de Itirapina.
6- Na verdade, temos diante de nós uma excelente oportunidade que São Carlos por enquanto perdeu. Trata-se de Itirapina ser conhecida em todo o país, (e quem sabe a nível mundial), por exibir em seu município um assentamento agroflorestal modelo, incluindo, mais à frente, experimentos na coleta de energias renováveis e limpas, arquitetura vernacular, além de outras ações que demonstram como devem ser as cidades e comunidades rurais futuras. De uma estação experimental de pinus, que atualmente está minguada), teríamos uma grande experiência de assentamentos humanos sustentáveis, incluindo os aspectos sociais. Legal, né !! Vem com a gente que tenho certeza que o Dr. Tundisi, limnólogo, já está vindo !! (ele apenas declarou que um assentamento comum naquele lugar PODERIA, trazer riscos ao meio ambiente. Ele é cientista e amante da verdade)
Curtir · Responder · 1 · 30 de setembro de 2016 16:13
Flavio Lima ·
Luiz Antonio, Para toda essa sua utopia só é necessário uma coisa "DINHEIRO" que infelizmente as pessoas não tem, pois se tivesse compraria um terreno legalmente. Assentamentos modelo exigem dinheiro tempo e conhecimento, é muito lindo o seus discursos na internet, fora dela não existe continuidade em seus em seus projetos, vocês "digo os cabeças" são como uma nuvem de gafanhotos que apos devastarem uma área migram para outra deixando a terra árida para os que nela decidem ficar.
Curtir · Responder · 1 de outubro de 2016 15:26
Luiz Antonio Vieira Spinola ·
Flavio Lima , dezenas de conquistas sociais e científicas foram consideradas utopias no passado. A civilização progride porque existem pessoas, felizmente, que acreditam com tenacidade em seus sonhos. Além disso, um assentamento-modelo (ah, vc entendeu !!) não é utopia. É perfeitamente factível e necessita, sim, não de tanto dinheiro, mas de vontade popular (para a qual vc não contribui) e vontade política para a sua concretização. Quanto ao conhecimento, estamos em sua era. As famílias, nos dias modernos, o acessam com crescente facilidade, buscando para si mesmas as aptidões das quais necessitam, além de se tornarem cada vez mais conscientes de seus direitos e potencialidades. Para seu conhecimento, eu não sou da liderança principal. Participo da equipe de apoiadores. Se ocorrem alguns problemas nos primeiros anos de um assentamento, isto não significa que o direito de acesso facilitado à terra deva ser negado às famílias que o merecem.
Curtir · Responder · 3 min
Eduardo Michalichen Garcia ·
Trabalha na empresa Veracidade
Gostaria de deixar aqui registrado meu apoio a revolução agrária, essa reforma agrária não é o que queremos. Se tem, João Silva essa é pra vc, pai te familia e tal, o primeiro foi o dono capitanias hereditárias, seus descendentes das Sesmarias, e ai vai , lembra-se? Então o ponto é que não concordamos com essa história contada por professores de história fajuto! Que fique aqui registrado as posições de tais "protetores do meio ambiente", né Flavio Lima, né Elisana, da sua tirania "ecologista". Aqui facitas são tratados assim, deixem a sua marca na história. Viva a ocupação 3 de setembro em Itirapina, todo apoio a essa pessoas maravilhosas que ousam romper as correntes de uma sociedade ainda escravocrata!




Flavio Lima ·
Luiz Antonio Vieira Spinola Agora me diga sobre a madeira que está sendo retirada escondida pelos fundos da mata e a madeira que está sendo oferecida nas madereiras da cidade, os 140 reais e agora 70 que são cobrados em nome do INCRA Foram vocês mesmo que atearam fogo na mata pessoas de seu proprio grupo que não conseguem controlar. Agora querem cortar toda a madeira que vale milhões de reais poque são nocivas ao meio ambiente. A floresta não foi plantada ontem o eco sistema já se adaptou a ela, vocês querem destruir tudo por interesse financeiro, o bem da comunidade não lhes interessa, pois só sabem tomar a força. Não adianta continuar com esse discurso de vitimas da sociedade e do sistema. Somos vitimas de nossas proprias escolhas, eu escolho ser honesto.



Que bom, Flávio, que vc escolhe ser honesto, Vamos também nos entender !!....Sobre roubo de madeira pelos fundos, mais uma das mentiras. Ocorre que nas ocupações precisamos retirar uma quantidade ínfima de rebrotos de no máximo 15 cm de diâmetro para a montagem das barracas. Essa poda de rebrotos e arbustos nascidos espontaneamente de forma desordenada seria benéfica às árvores normais caso a quantidade retirada não fosse ínfima, pois há anos que a plantação de pinus não recebe manutenção.
Quanto aos ecossistemas relacionados à área terem se adaptado, vc tem relativa razão. Não somos contra as árvores, mas contra a monocultura lá existente e consequente pobre biodiversidade. Vc não tem completa razão porque ainda atualmente sangram resinas dos milhares de pinus lá existentes, escorrendo substâncias tóxicas que acabam acidificando, muito provavelmente, a água que termina por alimentar a represa do Broa. Desejamos melhorar o meio ambiente, e não poluí-lo.
Somos totalmente submissos a confirmações e orientações científicas e também queremos conversar com a comunidade para que opinem favoravelmente quanto à forma de se implementar um assentamento-modelo naquela área.
Quanto aos 140 ou 70 reais : a taxa para entrada de novas famílias de 70 reais nada tem a ver com o Incra. Recursos internos são necessários para se cobrir custos com advogado, locomoção, comunicação, apoio a famílias muito carentes, implementação de projetos e outros. Isso é perfeitamente normal em toda agregação humana. Cento e quarenta deve ser a contribuição de duas famílias.


De : 







HALL DE ENTRADA DOS GRUPOS-AMBIENTE - PARTICIPE !!  Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos
do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso
de pesquisadores

HALL DE ENTRADA DOS BLOGS-AMBIENTE  - VISITE e COMENTE !! Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !! 

LISTA ATUALIZADA DOS GRUPOS E BLOGS-AMBIENTE Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !!

AMBIENTE PREVISÕES SOL-TERRA Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos
e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!


CONTRIBUIÇÕES TRANSPARENTES Participe nos Blogs e Grupos-Ambiente colaborando financeiramente com
seus colaboradores e projetos. Desta forma você também ajuda a
CONSTRUIR UMA NOVA HUMANIDADE !!

Contato Email, endereço, telefones atualizados  

Nenhum comentário:

Postar um comentário


COMENTE E AJUDE A CONSTRUIR O CONHECIMENTO !!

Ou participe das discussões no grupo Ambiente Social :
http://groups.google.com/group/ambientesocial
OU, NA PESQUISA GOOGLE, DIGITE : GRUPO AMBIENTE SOCIAL