domingo, 26 de junho de 2011

INTERNACIONALIZAÇÃO OU GLOBALIZAÇÃO, DESDE QUANDO ? - Integração entre nações - União dos povos - Unidade mundial - Princípios universais - ONU - Liga das nações - Organismos internacionais soberanos - Tendências mundiais - Um nova ordem internacional - Planetarização - Diluição das culturas ? - As invenções e o desenvolvimento científico também demandam maior grau de integração - Necessidade de união para enfrentar os graves problemas sociais e ambientais - Proteção mundial contra os poderosos que teimam em explorar pessoas, grupos, nações e blocos de nações - Unir-se em defesa da vida e do planeta - O sistema anarquico(sem governo indireto) e a democracia plena devem substituir as obsoletas formas de governo - Por um mundo possível, ou que possa, pelo menos, ser salvo !!

Publicação relevante nos Grupos e Blogs-Ambiente
Projeto de Educação Ambiental e Social para Escolas
Em Ambiente Ecológico - blog

INTERNACIONALIZAÇÃO OU GLOBALIZAÇÃO, DESDE QUANDO ?



PRIMEIRA MENSAGEM AO
“GRUPO AMBIENTE GLOBAL”



Foto : do site A sociedade como um todo


"Já chegou o tempo em que a humanidade precisa se unir na marcha ao desenvolvimento, pois de uma maneira cada vez mais crescente as nações se deparam com problemas coletivos e vêem a necessidade de adotarem soluções conjuntas." - frase de um jovem hoseide, em 1970


A civilização passou por vários estágios de desenvolvimento social. Famílias, tribos, clãs, nações, grupos de nações, e agora dirige-se à internacionalidade, ou à “aldeia global”.

O que marcou a transição de um estágio para outro foi sempre a intensificação dos problemas entre as unidades. Assim, as unidades tribais, quando experimentavam um excesso de problemas entre si, reuniam-se estrategicamente em um clã. Adiante, com a evolução das relações sociais, das invenções e dos conseqüentes problemas, os vários clãs de uma região agregavam-se em uma nação. Assim, muitas delas surgiram e se aperfeiçoaram em seus vários aspectos, cada uma mantendo sua identidade e suas características culturais. Nos dias de hoje os problemas entre as nações se avolumam, e não se vê outra alternativa senão a união das nações do planeta em torno de uma única agregação. 

 

Este processo, como vimos, desde os tempos mais remotos, mostra-se ser comprovado e decisivo. Um maior nível de associação para a solução de problemas é claramente uma característica das relações sociais humanas.( e entre animais, plantas e micróbios também!)

Sob uma outra perspectiva, pode-se defender que um outro elemento antecede os problemas e que, portanto, seria a verdadeira causa das agregações tendencialmente mais abrangentes : A contínua evolução científica e tecnológica. Sob este enfoque, esta afirmação não deixa de ser verdade. Os problemas acontecem, em grande parte, devido à inadequação social de uma unidade (um clã, uma nação, etc.) em harmonizar-se com o advento de novas invenções e recursos tecnológicos, e seus conseqüentes requerimentos. 

 

Ainda sob uma terceira perspectiva, poder-se-ia afirmar que as unidades de agregação se unem e transitam para um nível mais abrangente, movidas pela necessidade de se defenderem de líderes, organizações ou nações que avançam em seus desígnios de apropriação e imperialismo. A história é repleta destes exemplos, e comprova esta asserção. Famílias aproveitam-se dos recursos de outras famílias. Tribos e clãs se degladiam para tomarem mulheres, víveres e terras uns dos outros. Nações beligerantes e dominadoras expropriam outras e as submetem a seus jugos. Além das tendências imperialistas de alguns povos e nações da atual humanidade, uma peculiar unidade de agregação tenta emergir-se, impositivamente, no centro desta fase de transição : as corporações que representam os poderes econômico, classista ou ideológico. 

 

Nos dias de hoje, as nações e os blocos de nações teriam que se unir para enfrentarem os problemas econômicos, sociais e ambientais existentes entre as mesmas? Ou adotariam uma nova ordem mundial como necessidade imperiosa de se adequarem à intensa evolução científica e tecnológica dos últimos 170 anos? Ou, finalmente, iriam criar organismos internacionais soberanos para se protegerem do instinto ganancioso de apropriação e domínio que modernamente se manifesta em organizações econômicas expansionistas, em organizações ideológicas totalitárias, em classes sociais privilegiadas e no seio, mesmo, de algumas grandes nações? 

 

Um leque de conclusões e questionamentos surgem após tantas cogitações... Tentemos aclarar o futuro que nos espera. Envie suas opiniões sobre este assunto para o “Grupo Ambiente Global”, e compartilhe conhecimentos.

Se queremos um mundo melhor, ou que possa ser salvo, temos de nos unir!   *Um governo mundial.
*Uma moeda internacional
*Uma língua imparcial e adequada para unir os povos.
*Um tribunal universal.
( Princípios divulgados pela Fé Bahái há mais de 150 anos )

Estes e outros princípios são a solução para os graves problemas da atual humanidade?

Utopia ou necessidade...? 


Luiz A V Spinola, março/2007
(publicado inicialmente no grupo Ambiente Global
Reeditado no Ambiente Social - blog em 26 de junho de 2011

Respeite os direitos autorais. Este texto pode ser reproduzido apenas em sites direta e indiretamente gratuitos, ou para uso pessoal. Para sites ou outros meios de comunicação comerciais, entre em contato com : gruposambiente@gmail.com (por favor, não insira este email em listas)

Se você copiar e colar, por favor divulgue esta página !!
LISTA ATUALIZADA DOS BLOGS E GRUPOS-AMBIENTE - CONHEÇA E PARTICIPE !!
http://ambienteinfoera.blogspot.com/2010/10/lista-atualizada-dos-grupos-ambiente-em.html


“COLABORE PARA UM MUNDO MELHOR ! ESCREVA PARA ESTE GRUPO OU PARA OUTRO QUE TENHA FAMILIARIDADE.  NÃO HÁ MOTIVOS DE RECEIOS.
O MAIS IMPORTANTE É O CONTEÚDO CRIATIVO E INOVADOR E NÃO OS MEIOS E AS APARÊNCIAS !”  

 

“VOCÊ QUER PLANTAR ÁRVORES TODOS OS DIAS...?
FAÇA MAIS ATIVIDADES E EXERCÍCIOS FÍSICOS. QUANDO O CORPO SOA, ELE PEDE A INGESTÃO DE FRUTAS ÁCIDAS OU SEMI-ÁCIDAS. ESCOLHA AS QUE VENHAM DE ÁRVORES...MUITAS ÁRVORES !!!” 









LISTA ATUALIZADA DOS BLOGS E GRUPOS-AMBIENTE 


Um comentário:

  1. Muito bom o artigo!!
    Acredito que a humanidade caminha para a mudança que há muito tempo faz-se necessária. Aprecio também os princípios de Unidade disseminados pelos baháis e acho que tornar-se-ão realidade em breve. Em um artigo publicado por Thomas Friedman ele discute as mudanças que necessitam ocorrer para a sobrevivência do mundo e uma de suas conclusões que complementa este artigo do Luiz Spinola é que a humanidade não mais será guiada pelo consumismo e sim pela busca da felicidade, trabalharão menos, ganharão menos e serão mais felizes!!!
    Muitas pessoas já sentem esta necessidade de mudança de propósito de vida e o que devemos nos perguntar é: apesar de todas as facilidades, mordomias e avanços tecnológicos por que não estamos conseguindo ser felizes????
    Adriana/Joinville/SC

    ResponderExcluir


COMENTE E AJUDE A CONSTRUIR O CONHECIMENTO !!

Ou participe das discussões no grupo Ambiente Social :
http://groups.google.com/group/ambientesocial
OU, NA PESQUISA GOOGLE, DIGITE : GRUPO AMBIENTE SOCIAL