quarta-feira, 29 de setembro de 2010

EM QUEM DEVO VOTAR ? - Critérios para votar - Características da Democracia Plena - Democracia direta - Propaganda política de candidatos e partidos, não - Informação equânime dos candidatos e partidos, sim - O povo, através do estado, deve contratar a veiculação equânime (por igual) - O povo é que deve ganhar as eleições e não os candidatos ou partidos - Voto livre e consciente - O povo votar diretamente em leis, projetos e obras - Exercício pleno do direito democrático - Plebicito - Referendo - Abaixo Assinado -

Hall de entrada dos Blogs-Ambiente        Postagem mais recente 
Hall de Entrada dos Grupos-Ambiente     Grupo Ambiente Social

"Em tempos de eleições, votar com liberdade e consciência é uma oportunidade única para o exercício da cidadania."


Foto : As diversas formas de manifestação popular, embora vistas como "democráticas" são apenas sinais de que faltam em um país a disponibilização e o estímulo - por parte do estado - à adoção de mecanismos que manifestem a vontade da maioria, tais como o plebiscito, o referendo e o abaixo-assinado.

Tópicos sobre as características da Democracia Plena ou Democracia Direta

* Propaganda política, não. Informação equânime, sim !!

* Voto obrigatório, não. Voto livre e consciente, sim !!

* Ativação dos mecanismos de expressão da vontade popular : plebiscito, referendo e outros

* Voto direto em princípios, leis, projetos e obras.

* Partidarismo político, não. Cidadania política, sim !!

* Candidatura sem obrigatoriedade de filiação partidária

* Representantes eleitos por segmentos físicos

* Representantes eleitos em nome de ONGs e similares


VOTE NOS CANDIDATOS OU PARTIDOS QUE EXPOREM ESTAS IDÉIAS E APRESENTAREM PROJETOS RELACIONADOS A ELAS !!


Leia também EM QUAL CANDIDATO DEVO VOTAR


Este texto está baseado em "DEMOCRACIA PLENA, ELEIÇÕES E SISTEMAS REPRESENTATIVOS"




Propaganda política, não. Informação equânime, sim !!


Quem deve ganhar nas eleições ?....Os candidatos e  partidos ou o povo ?. Logicamente, o povo !! Porém, o atual sistema eleitoral brasileiro, e o da maioria dos países, possibilita que candidatos ganhem as eleições. Este conceito está tão arraigado que é comum e aceito como válido o fato dos candidatos e partidos se expressarem desta forma em suas campanhas e em suas comemorações de vitória. O próprio povo pergunta : "Quem ganhou para prefeito, para governador, para presidente" ?

Por pressuposto....

TEXTO EM CONSTRUÇÃO....PARTICIPE EMITINDO SUA OPINIÃO NO CAMPO DE COMENTÁRIOS


Postagem mais recente

Grupo Ambiente Social

Hall de Entrada dos Blogs-Ambiente     

Hall de Entrada dos Grupos-Ambiente    

3 comentários:

  1. Oi Luis

    Parabéns pelo blog e informações

    Deise Nascimento

    ResponderExcluir
  2. Olá Deise !!

    Que bom saber que você está se propondo como candidata pelo PV. Espero que a Camara Federal tenha em suas cadeiras uma representante assim como você.

    Em relação ao tópico dete artigo "Propaganda, não. Informação equânime, sim", o seu caso, certamente, é um bom exemplo. Não porque eu esteja te apoiando, mas imaginem os leitores que Deise Nascimento é uma excelente representante do povo. Sei que o seu poder aquisitivo não é comparável ao de muitos outros candidatos, que através de investimentos, fazem a maior propaganda de suas candidaturas e propostas. Logicamente, mesmo que eles não sejam os melhores representantes, terão grandes chances de serem eleitos, pois as pessoas ouvirão falar muito sobre eles.
    No final, quem acaba ganhando são estes candidatos, muitas vezes os menos indicados, e não o povo, que deve ter condições de escolher, através de um sistema equânime de informações, os seus melhores representantes.
    Enfim, percebe-se, claramente, que o atual sistema eleitoral privilegia os candidatos que possuem dinheiro para bancar suas caras e persuasivas campanhas. Isso não é bom para a democracia e muito menos para os representados, o povo.
    Porém, torço para que você compense a falta de capital para investir em grandes campanhas através de seus milhares de contatos que conhecem o seu trabalho social/econômico na internet, e seja eleita. Com certeza, outros apoios somar-se-ão.

    Por outro lado, a democracia plena pressupõe, também, a possibilidade dos cidadãos decidirem diretamente sobre a aprovação de leis e projetos. Certamente você será uma grande defensora destes princípios !!

    Que tal você fazer mais colocações sobre os tópicos propostos acima a fim de desenvolvermos conjuntamente o artigo ?!!

    Um grande abraço,

    Luiz

    ResponderExcluir
  3. Olá Deise e amigos !!

    Ingressar na política é como subir em uma escada para alcançar o último degrau e a meta final. Com certeza, você já galgou o primeiro degrau.

    Esta comparação serve para este sistema eleitoral que privilegia o poder econômico ou a influência ideológica que comanda o poder econômico. Com certeza, você seria eleita desta primeira vez se no Brasil já tivéssemos alcançado a democracia plena. Nela, o interesse de ganhar as eleições, logicamente, é do povo, e não dos candidatos e partidos.

    O povo pode estar achando que tem o que comemorar, porém quem está mesmo comemorando são os candidatos eleitos que investiram muito dinheiro ou influência em suas campanhas.

    Um dia, os cidadãos, movidos pela lógica de poderem descobrir seus melhores representantes, irão proibir todas as formas de propagandas e pagarão por receberem em seus rádios e televisores as informações equânimes de todos os candidatos.

    VAMOS EM FRENTE !! PARABÉNS !! VOCÊ CONQUISTOU !!

    ResponderExcluir


COMENTE E AJUDE A CONSTRUIR O CONHECIMENTO !!

Ou participe das discussões no grupo Ambiente Social :
http://groups.google.com/group/ambientesocial
OU, NA PESQUISA GOOGLE, DIGITE : GRUPO AMBIENTE SOCIAL